Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Agenciamento de cargas: solução logística traz vantagens para empresas

4min. leitura
Revisado em 01 fev 2022

Você já ouviu falar em agenciamento de cargas? Sabe do que se trata e qual a sua importância? O transporte de cargas, tanto nacional quanto internacional, costuma envolver custos bem elevados e uma logística bastante complexa — principalmente quando nos referimos ao comércio exterior.

Mas, de qualquer modo, mesmo no território nacional, toda essa organização deve funcionar perfeitamente para que tudo saia conforme o esperado e as mercadorias cheguem aos destinatários sem danos e dentro do prazo acordado. 

Nesse sentido, o agenciamento de cargas tem, justamente, a finalidade de fazer isso acontecer de forma eficiente e com custos menores para quem precisa transportar. 

Por essa razão, esse tipo de serviço pode ser muito vantajoso para empresas que não têm como atividade-fim o transporte, porém, ao mesmo tempo, dependem dele para entregar ou receber algum tipo de bem, produto ou matéria-prima.

Agenciamento de cargas: o que é?

Agenciamento de carga: o que é

Trata-se de um serviço executado por profissionais especializados com o objetivo de otimizar os processos logísticos relacionados ao transporte de mercadorias. Logo, a atividade consiste em criar, organizar e executar projetos logísticos para tornar mais eficaz e menos custosa a operação de transporte.

Para tanto, as empresas que atuam com agenciamento de cargas são responsáveis por reunir prestadores especializados e, hoje, também oferecem serviços de armazenamento e distribuição, além de atuar com o desembaraço aduaneiro e outras tarefas relacionadas à movimentação de cargas.

O que faz um agenciador de carga?

Os profissionais que trabalham nesse âmbito, oferecendo esse tipo de serviço, são chamados de agenciadores ou agentes de carga. A sua principal função é, basicamente, fazer a intermediação da relação entre os diferentes atores envolvidos no transporte de cargas. Isso inclui embarcadores, empresas, motoristas, transportadores e, em alguns casos, também companhias aéreas e marítimas.

Desse modo, para atuar no agenciamento de cargas, um profissional deve apresentar soluções eficazes para resolver os mais diferentes problemas que possam vir a ocorrer durante o transporte de mercadorias. Portanto, é necessário ter conhecimento técnico, experiência e ótimas conexões com outros profissionais do mercado.

Agenciamento de cargas: como funciona?

Depois de toda essa explicação mais teórica, você deve estar se perguntando como o agenciamento de cargas funciona na prática. Vamos lá: uma empresa necessita de um serviço de frete regular e contrata um agenciador especializado.

Em primeiro lugar, a contratante não precisará estar em contato direto com um motorista autônomo ou uma transportadora. Aqui, quem fará o meio de campo entre esses diferentes atores, ou seja, quem procura e quem oferece o serviço, será o agente contratado.

Então, a fim de chegar na melhor opção de entrega para a empresa — o que significa maior agilidade e menores custos — ele deverá fazer uma pesquisa detalhada sobre as suas necessidades. 

Portanto, terá que efetuar um levantamento sobre as rotinas e os processos da organização. Além disso, também deverá buscar compreender todos os detalhes sobre as mercadorias que serão transportadas, armazenadas e distribuídas. 

Ainda, para desenhar as melhores estratégias para atender os clientes, os profissionais que atuam no agenciamento de cargas têm como grande aliada a tecnologia. Logo, várias ferramentas são utilizadas na busca por maior precisão e eficiência na escolha de percursos e roteirização de cargas e no levantamento de custos do transporte.

Por fim, a partir do estudo da empresa contratante e da utilização dos recursos adequados, os agentes de carga traçam um plano de transporte. Este costuma incluir os modais envolvidos, as rotas, as características dos veículos e contêineres necessários, além dos prestadores de serviço implicados, os prazos de retirada e entrega e outros itens relativos à operação logística.

Agenciamento de cargas internacional: o que é?

Agenciamento de cargas internacional

Quando o transporte em questão ultrapassa os limites das fronteiras nacionais, temos o agenciamento de cargas internacional. Trata-se do serviço voltado a otimizar a operação logística e, normalmente, costuma envolver o modal aéreo ou marítimo, dependendo da natureza da mercadoria e da urgência da entrega.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Ainda, o transporte internacional de cargas envolve um processo burocrático mais complexo do que aquele que temos em âmbito nacional. Essa é uma das principais razões pelas quais muitas empresas contratam o serviço de agenciamento para exportação ou importação

Ademais, os agenciadores também ficam responsáveis pela emissão de toda documentação necessária, garantindo que tudo está sendo feito de acordo com as regras determinadas pelos diferentes países envolvidos.

Quais as vantagens do agenciamento de cargas?

Como você já deve ter notado, contar com um serviço especializado de agenciamento de cargas traz inúmeros benefícios. Agora, vamos detalhar as principais vantagens de contratar profissionais do ramo para aprimorar a logística de transporte da sua organização.

Otimização e maior controle da operação

Por se tratarem de profissionais especializados na atividade, os agenciadores de cargas conseguem encontrar as melhores combinações de modais e rotas, além dos prestadores de serviços mais adequados para otimizar ao máximo a operação de transporte.

Isso possibilita uma grande melhora no fluxo de atividades do cliente, que ainda passa a ter muito mais controle de todo o seu processo logístico e maior garantia de que as mercadorias chegarão em segurança ao destino.

Maior agilidade na distribuição

Como mencionamos, fornecer assessoria em relação à distribuição também faz parte da atuação dos profissionais no agenciamento de cargas. Assim, eles podem sugerir a utilização de transportes alternativos, por exemplo, para trazer maior agilidade e economia às entregas. 

Economia de recursos

A redução dos custos de transporte e logística  é, aliás, uma das grandes vantagens do agenciamento de cargas. Após fazer a análise das necessidades do cliente, e graças ao seu conhecimento aprofundado do mercado, o profissional especializado busca o melhor custo-benefício para aquele caso. 

Isso, na maioria das vezes, resulta em economia para a empresa, pois a operação fica mais fluida e a carga permanece menos tempo parada. Além disso, são utilizadas soluções mais inteligentes de armazenamento, como contêineres compartilhados.

Facilitação da liberação da alfândega

Sendo a operação de transporte internacional mais complexa, como citamos, o agenciamento de cargas é muito importante para facilitar a entrada e saída de mercadorias de um país para o outro. 

Isso acontece porque os profissionais especializados conseguem prever as exigências dos órgãos competentes e fazem todo o acompanhamento junto a eles, simplificando a parte burocrática que costuma trazer bastante dor de cabeça às organizações.

Maior foco na atividade-fim da empresa

Cuidar de toda essa operação logística internamente, na maioria das vezes, além de não ser tão eficaz, pode acabar significando sobrecarga de trabalho para as equipes ou, até mesmo, desvio de função.

Contratando um serviço especializado de agenciamento de cargas para assessorar o transporte, a empresa garante maior tranquilidade em vários aspectos, além de conseguir direcionar os seus esforços para a sua atividade-fim — que é, na verdade, o que realmente traz o seu retorno financeiro.

Agenciamento de cargas: cuidados na hora de contratar

Agente de cargas: cuidados ao contratar

Eu não poderia deixar de lembrar você de alguns cuidados na hora de contratar o serviço de agenciamento de cargas. Um dos pontos principais que você deve analisar é se a empresa que você está contratando é regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Assim, também é interessante saber se

  1. a empresa tem real potencial para negociar bons serviços e acordos;
  2. ela atende às complexas necessidades tecnológicas logísticas, da qual falamos acima;
  3. ela tem nível de experiência de mercado e está comprometida pela busca de novas e atualizadas soluções.

Se possível, é válido buscar conhecer as transportadoras com as quais o serviço de agenciamento de cargas costuma fazer suas negociações. Além disso, também é bom conhecer empresas que, no passado, já contrataram o serviço, para entender o nível de satisfação delas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!