Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Comercial: Entenda qual o melhor opção para seu negócio

8min. leitura
Revisado em 20 mar 2024

Se você possui uma empresa e está preocupado com o crescimento dela, o seguro comercial é para você. Caso deseje atuar com tranquilidade, o seguro empresarial é essencial, sendo a melhor opção para amparar você e seu negócio.

Existem diversas opções no mercado, portanto, é comum ter dúvidas sobre qual a melhor opção ou seguradora a ser contratada para sua modalidade de negócio e estabelecimento. Mas vale a pena incluir este tipo de serviço no seu planejamento, por isso, preparamos esse artigo que lhe auxiliará na escolha.

Estima-se que apenas 10% das empresas possuem seguro comercial. Principalmente os pequenos empreendedores não se preocupam em providenciar esse tipo de seguro para seus negócios e acabam ficando desprotegidos contra acidentes e imprevistos, necessitando arcar com altos custos quando alguma coisa acontece.

Para entender mais sobre o seguro comercial, nós preparamos um guia apontando as principais categorias e empresas que podem atender às suas necessidades da melhor maneira, garantindo mais proteção ao seu negócio. Confira na sequência como funciona e quais são as categorias disponíveis.

O que é o seguro comercial?

O seguro comercial é uma das modalidades de seguro que oferece segurança e amparo para empresas de pequeno, médio, grande porte e também para profissionais liberais. Ressarcindo o segurado no casos de danos ocorridos no estabelecimento empresarial.

Bem como, em outras categorias de seguro, o seguro comercial possui suas particularidades e diferentes coberturas. Visando atender as mais diversas necessidades, nas diferentes modalidades de negócios.

Os serviços disponíveis variam, garantindo proteção não apenas ao patrimônio da empresa, como também para os funcionários.

Apesar dos benefícios, esse tipo de proteção e cuidado, acaba nas mais diversas vezes ficando de lado, e não entrando no orçamento das empresas. Isso acontece pelos mais diversos motivos, que vão desde falta de conhecimento, caixa para investir ou pela ideia de que apenas grandes empresas devem possuir esse tipo de seguro.

Visando atender todos os tipos de empreendimentos, a categoria do seguro comercial desenvolveu modalidades que pudessem amparar, inclusive, as pequenas empresas. Promovendo garantias para suas atividades.

Como funciona o seguro comercial

É comum ficar em dúvida no momento de contratar um seguro comercial, afinal, são inúmeras empresas e modalidades. Diante das diversas opções no mercado e dos diferentes benefícios, pode ser desafiador escolher a melhor opção.

Por isso estamos aqui, para lhe auxiliar na escolha e fazer com que você consiga contratar sem medo de errar. É importante ter em mente que o seguro comercial oferece tudo que é necessário para uma proteção adequada e eficaz do seu negócio.

Como o seguro comercial engloba muitas modalidades e, você enquanto empresário pode ficar perdido na hora de escolher a melhor alternativa para o seu negócio, minha função hoje é lhe auxiliar nessa escolha.

O que cobre o seguro empresarial?

O seguro comercial serve para proteger todo o patrimônio da sua empresa. Assegurando que seu negócio esteja resguardado contra os mais diversos tipos de sinistros, garantindo a longevidade da sua empresa.

A contratação do seguro empresarial é rápida, fácil, flexível e ampla, com as mais diversas coberturas para atender às suas necessidades e da sua empresa. Confira algumas das opções de coberturas disponíveis que vão desde as coberturas básicas até as adicionais: 

  • Incêndio, queda de raio, fumaça, explosão e implosão;
  • Danos elétricos;
  • Danos morais em decorrência de Responsabilidade Civil;
  • Despesas com instalação em novo local e decorrência de lucros cessantes;
  • Anúncios luminosos;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Infidelidade de empregados;
  • Antenas e toldos;
  • Desmoronamento;
  • Despesas com desentulho decorrente de incêndio;
  • Movimentação interna;
  • Impacto de veículos e queda de aeronaves;
  • Derrame ou vazamento de tubulações hidráulicas;
  • Deterioração de mercadorias perecíveis;
  • Danos causados por temporais (vendaval, furacão, ciclones, granizo, tornado);
  • Perda/pagamento de aluguel;
  • Quebra de vidros, mármores, granitos e espelhos;
  • Roubo ou furto;
  • Recomposição de registros de documentos;
  • Tumultos, greves, lock-outs e atos dolosos;
  • Valores – Interior estabelecimento;

Confira na sequência um pouco mais sobre as principais coberturas do seguro comercial.

Quais são os tipos de seguro comercial?

 A fim de compreender melhor esse tipo de serviço e tudo que ele pode proporcionar, é preciso conhecer mais a fundo quais são os tipos de seguro comercial que existem e o que eles cobrem. Alguns destes tipos são contratdos em uma apólice e outros precisam ser contratados em apólices especificas.

 Patrimônio da empresa

 Este é um dos seguros mais populares, e como o nome sugere, oferece proteção contra danos ao patrimônio. Que pode ser a estrutura do imóvel e seu conteúdo.

 A apólice poderá cobrir todos os itens de valor que compõe o capital da empresa, como: 

  • Imóveis;
  • Equipamentos;
  • Bens materiais;
  • Produtos e matérias-primas;
  • Estoque de mercadorias;

As coberturas que podem ser contratadas variam, uma vez que, a abrangência de situações são diversas nesta categoria, e podem ser contratadas de forma individual ou coletiva.

Cobertura contra danos elétricos

Essa é uma das coberturas mais importantes de serem contratadas. São extremamente úteis, especialmente em locais que demandam altas cargas de eletricidade. Algumas das mais diversas situações que podem causar prejuízos elétricos, são:

  • Curtos-circuitos;
  • Variação de energia;
  • Problemas na fiação;
  • Queima de equipamentos ocorridos em decorrência de descargas elétricas;
  • Mau funcionamento do sistema;

Com o seguro comercial contra danos elétricos os danos causados são minimizados, diminuindo o impacto do prejuízo.

É importante estar atento a sua apólice, pois várias empresas, além do reembolso ou auxílio com os custos de manutenção, oferecem ainda serviços adicionais, como consertos e vistorias.

Desastres naturais

A cobertura do seguro comercial contra desastre natural garante proteção nas mais diversas situações, como:

  • Tempestades;
  • Chuvas de granizo;
  • Inundações;
  • Tornados;
  • Deslizamento de terra;

Caso seu negócio esteja em algum local propício a este tipo de sinistro, é mais importante ainda a contratação deste tipo de cobertura.

Proteção contra incêndio

A proteção contra incêndio é uma das principais coberturas de um seguro comercial, especialmente para empresas que possuem produção e estoque. Essa cobertura pode amparar a estrutura física do estabelecimento, o mobiliário e as mercadorias.

Esse seguro costuma ser amplo, cobrindo incêndios internos ou externos (como nos imóveis no perímetro do seu estabelecimento).

Seguro contra roubo 

O seguro contra roubo é uma das principais – e mais conhecidas – categorias. Além de muito comum, é bastante recomendável contratar esse tipo de seguro comercial, especialmente para comércios diretamente localizados ou expostos à rua.

Essa categoria é responsável pela proteção contra furtos e roubos. Além de conferir segurança contra o patrimônio financeiro e físico decorrentes dos prejuízos causados.

Boa parte dos seguros comerciais oferecem essa cobertura, inclusive contra roubos qualificados, como assalto a mão armada e invasões fora do período de expediente. Porém, a depender da modalidade contratada as ações podem ser variadas e incluídas, conforme o desejo e necessidade do empresário.

Roubos podem causar um impacto extremamente negativo e muito grande ao caixa da empresa. Garantindo esse tipo de categoria no contrato do seguro comercial, você poderá ficar tranquilo.

Responsabilidade Civil

O Seguro Responsabilidade Civil tem por objetivo oferecer garantia, especialmente para pequenos negócios, contra danos causados por terceiros, como clientes e funcionários.

Neste caso, a empresa estará protegida mesmo quando o incidente não tiver origem natural. A cobertura protege o patrimônio dos diretores, administradores e empregados com cargos de gestão na empresa segurada, quando estes forem responsabilizados, judicial ou administrativamente por danos a terceiros. 

As modalidades citadas acima, referem-se especialmente a coberturas sobre o patrimônio da empresa. Confira mais algumas opções disponíveis:

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Custeio de contas

Essa é uma categoria pouco conhecida entre os empresários, porém, o custeio de contas pode ser uma opção interessante na cobertura de seguro comercial.

Esse tipo de cobertura protege as finanças da empresa, impedindo que ela custeie despesas básicas caso algum incidente venha a acontecer e que possam comprometer o caixa da empresa.

A apólice cobrirá esses custos e a empresa estará segura de grandes desfalques de caixa ou até mesmo sobre correr o risco de precisar fechar as portas. Uma vez que a apólice, custeará pelo menos as contas básicas, como aluguel, por exemplo, e todas aquelas determinadas em contrato.

Cobertura de danos a terceiros

Esse tipo de cobertura de seguro comercial oferece proteção ao patrimônio da empresa em caso de incidentes que exijam o pagamento de grandes indenizações.

Caso isso venha a ocorrer, a seguradora garante o pagamento dos danos ou reembolso dos valores, a depender da apólice.

Apesar dessas situações serem menos comuns – a depender da modalidade de negócio, é claro – essa cobertura continua sendo uma boa alternativa para aumentar as garantias sobre seu negócio. Diminuindo o impacto no orçamento, caso seja necessário alguma ação de indenização. 

Seguro de vida para funcionários

O seguro de vida para funcionários é uma modalidade bastante conhecida e obrigatória em muitos casos.

Com esse tipo de cobertura de seguro comercial, a empresa pode oferecer garantia aos seus colaboradores, nas mais diversas situações, desde que pré-determinadas em contrato. A apólice nestes casos pode ter uma grande abrangência, cobrindo acidentes dentro ou fora do ambiente de trabalho, incluindo inclusive assistência no caso de doenças.

Nestes casos é sempre importante estar atendo a apólice do seguro a ser contratado, já que cada seguradora possui suas particularidades, que podem ser negociadas no momento da contratação do seguro comercial.

Mesmo não sendo uma cobertura obrigatória, em diversos casos é importante que seu negócio invista nesse tipo de serviço. Pois, além de oferecer mais proteção aos seus colaboradores, a empresa terá garantia financeira no caso de incidentes. Podendo, desta forma, oferecer e disponibilizar toda assistência necessária, sem grandes impactos financeiros.

Cobertura de lucros cessantes

A cobertura de lucros cessantes é pouco conhecida entre todas as modalidades oferecidas no seguro comercial, porém ela concede diversos benefícios para seu negócio.

Obtendo a cobertura dessa modalidade você poderá receber assistência e provisões em caso de sinistro contra o patrimônio da sua empresa, decorrentes de paralisações permanentes ou temporárias das atividades.

Caso algum incêndio danifique o imóvel ou parte dele, sua empresa poderá contar com uma modalidade que auxilie na cobertura da perda de lucros.

Ele serve para amortecer os prejuízos financeiros em períodos atribulados da empresa. Evitando, desta forma, a falência por conta de grandes pausas ou encerramento da produção.

Quais as vantagens de um seguro comercial?

As vantagens de contratar um seguro comercial são inúmeras, garantindo tranquilidade, segurança e proteção ao seu negócio. Além disso, evita transtornos no momento em que os imprevistos acontecem.

No momento do incidente, basta acionar a seguradora e seguir o protocolo, sem maiores dores de cabeça. Porém, sem um seguro, os prejuízos podem ser bastante significativos, causando impasses e necessitando, muitas vezes, na procura por soluções alternativas que não seriam as mais adequadas. 

A maioria das seguradoras oferecem atendimento 24 horas, possuem canais de suporte e centrais em todas as regiões do país, além claro, do suporte da sua corretora de seguros, que lhe auxiliará em todo processo. Portanto, escolha uma boa corretora para a contratação do seu seguro comercial. Nós da Mutuus podemos lhe ajudar.

Com o auxílio correto de uma empresa de confiança, você consegue acionar o seguro a qualquer momento, estando resguardado referente a todos os procedimentos, bem como, sobre o recebimento das devidas garantias. 

Além das diversas coberturas, as seguradoras oferecem muitas vezes recursos cotidianos de menores causas, mas que, podem ser extremamente úteis no dia a dia como: 

  • Chaveiros;
  • Eletricistas;
  • Vidraceiros;
  • Encanadores;
  • Reparos em ar-condicionado;
  • Reparos no sistema de telefonia e internet;
  • Cobertura provisória de telhado;
  • Colocação de fechadura;
  • Fixação de antena;
  • Escritório virtual;
  • Vigilância;
  • Manutenções em geral;

 Essas situações não costumam trazer prejuízos significativos, mas são imprevistos que podem acontecer, atrapalhando o andamento normal e esperado dos serviços. Com recursos assim sendo disponibilizados através do seguro comercial, você empresário, evita dores de cabeça e soluciona a situação de forma rápida. 

Em muitos casos, esses profissionais são disponibilizados pela própria seguradora, que enviará uma equipe especializada para resolver o seu problema, garantindo facilidade e agilidade.

Quem pode contratar um seguro comercial

O seguro comercial possui uma grande diversidade de coberturas e serviços, como já vimos. Com tamanha diversidade de modalidades, é possível atender aos múltiplos tipos de negócio. 

Portanto, sua empresa pode, inclusive, contratar pacotes personalizados que atendam às necessidades do seu negócio. Muitos empresários ainda têm receio de investir em um seguro comercial por conta do modelo de negócio que possuem. 

Por isso, separamos aqui alguns exemplos, para que você entenda melhor a flexibilidade e variedade de empresas que podem receber esse tipo de assistência profissional. Confira: 

Acima estão expostos apenas alguns dos milhares de modelos de negócios ou prestações de serviços que podem contratar o seguro comercial. Vale lembrar que você pode entrar em contato com a nossa equipe e verificar diretamente sobre seu modelo de negócio, caso ainda tenha dúvidas.

O seguro comercial é destinado para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos, além dos profissionais liberais.

Qual cobertura do seguro comercial é ideal para o meu negócio?

A cobertura ideal para seu negócio é aquela capaz de garantir segurança e tranquilidade financeira nas situações mais inesperadas e com prejuízos capazes de paralisar o andamento do seu negócio.

Antes de contratar qualquer plano, é fundamental consultar um corretor de confiança. Dessa forma você garante proteção para seus bens, estrutura e colaboradores.

Como contratar um seguro comercial?

Vimos que o seguro comercial tem como objetivo proteger o patrimônio das empresas. São conhecidos não apenas pela facilidade de contratação, mas também pela ampla gama de coberturas. Sendo destinados aos mais diversos tipos de negócios, como indústrias, comércios e prestadores de serviço.

Na mesma apólice, o empresário consegue proteger seu estabelecimento e negócio sobre os mais diversos riscos, independentemente do porte da empresa – pequeno, médio ou grande.

A depender da modalidade de negócio, as coberturas básicas são de contratação obrigatória, como contra incêndio e desastres naturais. Porém, o empresário pode compor a sua apólice da forma que julgar mais adequada, deixando-a personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio.

Contratando assim coberturas facultativas, como contra roubo, responsabilidade civil, contra terceiros, seguro de vida para funcionários, lucros cessantes e demais opções disponíveis no mercado. 

Se você ainda possui dúvidas ou se interessa em realizar um orçamento e garantir a segurança e continuidade do seu negócio, nós da Mutuus podemos lhe ajudar. 

Com a Mutuus Seguros, você pode ter a tranquilidade de saber que está protegido contra os imprevistos. Nós fornecemos soluções personalizadas para seu negócio, com uma equipe altamente qualificada e sempre pronta para atender às suas necessidades. 

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!