Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Rastreador de Carga: Conheça os benefícios

7min. leitura
Revisado em 18 maio 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Rastreador de cargas é a solução que você precisa para sua empresa. Atualmente, garantir a segurança da frota é um dos maiores desafios das empresas de transporte. Felizmente, a tecnologia avança em favor dos gestores, a fim de prevenir esses desafios empregados à logística.

Segurança passou a ser uma prioridade na gestão das frotas. Em suma, 87,6% dos gestores indicam esse tópico como prevalente nas operações, uma vez que a ocorrência de roubos de cargas aumentou cerca de 1,7% no último ano. 

O rastreador de carga surge, portanto, como uma solução que ajuda principalmente na prevenção de situações indesejadas e desfavoráveis às empresas.

Pensando em lhe auxiliar, preparamos este artigo com as informações mais relevantes sobre rastreador de carga. Como funciona, como utilizar, quais são os tipos e sistemas, quanto custa, suas vantagens e muito mais! Você vai conhecer como funciona essa tecnologia e como ela pode ser aplicada dentro das operações da sua empresa.

O que é rastreador de carga?

O rastreador de carga é um equipamento de geolocalização que é instalado nos veículos. Através desse dispositivo é possível coletar diversas informações e realizar o rastreamento da carga, que monitora a localização da mercadoria transportada durante todo o trajeto.

Ou seja, desde o momento da coleta da mercadoria em algum centro de distribuição até o destino final.

Como funciona o rastreador de carga?

O rastreador de carga é um dispositivo instalado nos veículos da empresa. Esse dispositivo recupera os rastros do caminhão ou carro, a fim de entender a trajetória completa, do ponto de partida até o destino final. 

Assim, é possível identificar se houve algum imprevisto durante o percurso, quanto tempo foi gasto no deslocamento, quanto combustível foi utilizado. Além do mais, é possível, inclusive, saber se o motorista foi prudente e qualquer outro tipo de ocorrência. 

O rastreamento basicamente reúne todas as informações mais importantes sobre o veículo e sobre o transporte, para que posteriormente seja possível analisá-las. Com essas informações, consequentemente, é possível tornar os serviços de transporte mais eficientes. Ficando mais rápidos para o consumidor e mais econômico para o transportador. 

Os softwares atrelados a essa tecnologia auxiliam na coleta e processamento dos dados, obtendo as informações em tempo real. Permite ainda uma comunicação estratégica e direta entre o motorista e a gestão da empresa, que pode ser realizada via rádio, satélite ou telefonia móvel. 

Como utilizar o rastreador de carga?

O rastreador de carga é um recurso inteligente, que permite descobrir o local exato onde está o caminhão e a carga transportada.

A maneira mais comum de realizar esse monitoramento é pelo GPS ou outro sistema que acompanha a posição do veículo. A instalação e posição deste no veículo deve ser verificada diretamente com a empresa que vende o sistema, a fim de atender as necessidades em cada caso.

É realizado então o rastreamento e monitoramento das frotas e cargas, otimizando a integração dos sistemas como:

  • Painel de fácil visualização;
  • Monitoramento de ignição;
  • Controle de frotas;
  • Localização em tempo real em mapas de todo Brasil;
  • Cercas virtuais; 
  • Alertas e notificações personalizáveis;
  • Backup de dados em caso de sinal interrompido;

O sistema em si é bem simples inclusive, engana-se quem pensa que é complexo ou burocrático. Para você entender melhor, os pontos-chave são:

Dados

Após a instalação, o dispositivo GPS capta os sinais de satélite.

Envio

Os sinais são repassados e processados na plataforma de monitoramento escolhida.

Processamento

O sistema é abastecido com dados e eventos relacionados ao veículo em tempo real, permitindo o monitoramento, portanto.

Viu só como é simples? Além de proporcionar controle logístico, a tecnologia acrescenta sensores e atuadores na operação. Ou seja, permite a interação entre o veículo e a central de monitoramento. 

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento de cargas?

É comum os gestores possuírem dúvidas sobre a diferença entre rastreamento e monitoramento. Entenda qual a alteridade entre os dois conceitos:

Rastreamento de cargas

O rastreamento da carga refere-se ao uso do dispositivo que registra e acompanha a localização da frota. Complementarmente, conta com um plano de recuperação dos veículos para impugnar qualquer ameaça.

Monitoramento da carga

Já o monitoramento é o processo global da gestão das frotas e da logística envolvida no transporte de mercadorias. Em suma, é a ferramenta que acompanha as ocorrências durante o trajeto e confere se o planejamento logístico está acontecendo conforme o esperado. Não apenas de trajeto, como também de resultados.

Quais são os tipos de rastreador de carga?

Atualmente existem três principais rastreadores de carga. Esses dispositivos são classificados conforme o sistema de telecomunicação utilizado e todos utilizam a tecnologia GPS. 

A principal diferença entre eles está na forma como as informações são transmitidas para a central de controle.

Descubra na sequência quais são os tipos:

Satélite

Neste caso o rastreador envia o sinal para uma rede de satélites que distribui a localização do veículo de forma precisa para uma central de rastreamento. O custo desse dispositivo é mais caro e funciona muito bem em ambientes mais abertos. 

Radiofrequência

O rastreador de carga via radiofrequência é comumente utilizado para o rastreamento de cargas roubadas. É um dispositivo bastante simples, o que acaba não suprindo tão adequadamente as necessidades de gestão da frota. 

M2M/GSM

Atualmente os modelos mais modernos utilizam essa tecnologia, que transmite o sinal a antenas de telefonia. 

Apesar de existirem três diferentes tipos, o ideal mesmo é combinar diferentes recursos e tecnologias para que a segurança seja garantida com maior abrangência. Um exemplo bastante funcional de combinação é o rastreamento com telemetria veicular. 

Quais são as formas de rastreador de carga?

Além do GPS, o rastreamento de carga pode ser feito por radiofrequência, que realiza apenas o monitoramento de cargas em tempo real. Ou ainda a telemetria, que é mais completa e faz o rastreio da mercadoria, registra dados como frenagem e períodos de parada do veículo, podendo usar sinais de satélite ou rádio.

Quais são os sistemas de rastreador de carga?

O rastreador de carga é instalado de forma segura e discreta. Ele emite sinais para torres e pontos de controle ao longo de todo trajeto, que triangulam e indicam o posicionamento em tempo real.

Isso só é possível graças aos sistemas de rastreamento de cargas, são eles:

  • GPS: Esse sistema utiliza comunicação via satélite, captando e enviando sinais para o rastreamento da carga;
  • LBS: A sigla refere-se a Location Based Service (Serviços Baseados em Localização), que utiliza informações geográficas para obter e gerar dados;
  • GPRS: Este modelo utiliza uma tecnologia similar ao GPS, com a diferença que a comunicação é feita através de antenas de telefonia móvel;
  •  RF (Radiofrequência): Nesse sistema, as torres de rádio são responsáveis pelo transporte do sinal;

Um ponto interessante a destacar é que os criminosos tentam bloquear os sinal com o uso de jammers. Por isso da importância de se utilizar um sistema híbrido de rastreador de carga, que utiliza ao menos duas diferentes tecnologias. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros
seguro de carga da Mutuus Seguros

Quanto custa um rastreador de carga?

Nós já vimos que o rastreador de carga é um dispositivo eletrônico capaz de decodificar informações de posicionamento, deslocamento, horário, velocidade e direção. 

Apesar de parecer uma pergunta simples, a resposta não é tão direta e simples quanto parece. De maneira geral, o custo do sistema de rastreador de carga  varia muito de acordo com a necessidade da empresa e as funcionalidades que se deseja utilizar.

Depende ainda da quantidade de veículos que sua empresa possui. Em suma, o mais importante é a definição  das suas necessidades e qual o problema que você deseja resolver através da contratação de um sistema destes.

De maneira geral, um sistema de rastreamento de carga terá um custo mensal de manutenção do sistema, além do investimento inicial para aquisição e instalação dos dispositivos nos veículos. Contudo, este é um custo que deve ser encarado como investimento, já que visa resolver possíveis problemas e gerar segurança.

Como funciona o Localizador de caminhão?

O sistema faz uso da tecnologia de localização para determinar a posição em tempo real de um veículo. As coordenadas são captadas e enviadas para uma central de monitoramento.

A captação é feita e disparada para a central de monitoramento a depender do tipo de rastreador. Quando utilizado o rastreador satelital, tanto a captação, como a comunicação, são feitas por meio do GPS. 

Enquanto que, para os rastreadores de carros com chip de celular, o processo todo é realizado por meio de antenas de telefonia móvel. 

Como a telemetria e o rastreador de carga operam juntos?

A telemetria veicular é uma tecnologia que coleta remotamente as informações pertinentes de um veículo, como localização, velocidade média e instantânea, paradas, distância percorrida, consumo médio de combustível, temperatura do sistema mecânico, entre outras variáveis. 

Além de toda coleta de dados realizada, a tecnologia armazena e disponibiliza os dados em um sistema, onde o gestor da frota pode fazer análises da eficiência da operação, por exemplo. 

Em suma, a telemetria e o rastreamento dão a visibilidade completa que a empresa precisa, sendo possível desta forma realizar as correções necessárias e identificar os pontos de melhoria. 

Quais são as vantagens do rastreador de carga?

Sem sombra de dúvidas a principal vantagem atrelada a este dispositivo é o aumento da segurança da frota. Porém, com a empregabilidade dessa tecnologia é possível obter outras vantagens e melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. Confira quais são!

Agilidade nas entregas

Para obter bons resultados em relação a entrega de mercadorias, é necessário estar com a rota traçada com antecedência, fazendo um bom uso dos dispositivos de rastreamento.

O rastreador de carga pode inclusive fornecer informações sobre o trajeto do caminhão, como horários de saída, quando e onde foram feitas paradas. Isso auxilia na previsibilidade da entrega da carga, passando mais transparência e segurança aos seus clientes. 

Caso haja algum imprevisto durante o percurso, com você acompanhando, fica muito mais simples de resolver os problemas.

Otimização das rotas

É fundamental obter as informações das rotas com antecedência, saber quais são as melhores estradas, se existem atalhos vantajosos ou possíveis trechos interditados. Tudo com o intuito de otimizar o tempo de viagem e os gastos gerais do transporte.

É possível, portanto, através da utilização do rastreador de carga, saber qual a melhor rota a ser seguida. Auxiliando o motorista para que ele chegue mais rápido e transite com maior segurança.

A rota é traçada antes mesmo do veículo sair da empresa, prevendo quantidade de combustível necessário e até combinar horário para entrega da mercadoria com o cliente. 

Segurança do motorista e da carga

Já mencionamos que um dos maiores benefícios do rastreamento da carga é a segurança envolvida no processo. Contudo, não apenas a segurança da empresa em relação à carga, mas também a segurança do próprio motorista.

Com o rastreio da carga é possível garantir que a entrega seja realizada de forma segura e sem avaria, já que é possível identificar o que saiu do planejado, quando e como.

As informações fornecidas pelos dispositivos de rastreamento são bastante úteis, tanto para monitoramento do percurso, como em eventuais situações de recuperação da carga por perda ou roubo.

Ter um rastreador no veículo aumenta muito as chances de recuperá-lo e até impede roubos. Algumas das tecnologias permitem realizar o desligamento do motor e trancar as portas de forma remota, caso seja verificado algum comportamento incomum. É responsabilidade da empresa garantir o máximo a proteção de sua equipe.

Prevenção de erros

Erros são passíveis de acontecer a qualquer momento. Por vezes, erros aparentemente pequenos, podem causar um grande prejuízo para a empresa, comprometendo inclusive as etapas de operação.

Quando o rastreamento da carga é realizado e por consequência o acompanhamento das etapas de entrega, as chances com que incidentes aconteçam são muito menores. Não apenas menores, mas quanto antes for detectado o problema e identificado, mais rápido e simples de resolver será.

Essa troca rápida de informações, fornecidas pelo rastreador de carga ajuda os gestores a prever eventuais problemas e tomar decisões mais assertivas em relação a acidentes e prejuízos.

Rastreador de carga no seguro de transporte

Apesar da tecnologia empregada ser bastante útil e eficaz, o rastreador de carga acaba não sendo uma garantia total sobre a seguridade da carga, do caminhão e do motorista. Por isso, é importante que você esteja segurado.

O seguro transporte é um seguro facultativo, porém, isso não significa que ele não seja importante e necessário. Esse tipo de seguro garante o ressarcimento de acordo com a o valor da apólice estipulado, caso de alguma forma a carga seja saqueada. Protegendo inclusive, não apenas contra roubo e furto, mas também contra outros tipos de sinistro.

Em suma, o rastreador de carga e o seguro transporte acabam sendo um excelente aliado diante as inseguranças que o transporte de cargas implica. 

Com a aplicabilidade de ambos os instrumentos, o transportador ou gestor ganha mais credibilidade junto aos proprietários das mercadorias, uma vez que demonstra conhecimento sobre as reais condições e preocupação quanto a carga transportada. Este é um pequeno investimento que evita grandes prejuízos.

Rastreador no gerenciamento de risco do seguro de carga

O gerenciamento de risco é um conjunto de medidas que visam diminuir o risco durante o transporte de carga, através da utilização de equipamentos que protegem as cargas do veículo.

Basicamente são medidas aplicadas para minimizar as chances de roubo e desaparecimento de carga. Envolve o planejamento do transporte da carga da origem até o destino final. São utilizados nesse processo diversas ferramentas de rastreamento  e monitoramento, como:

  • Celulares;
  • Satelital;
  • Sistema híbrido.

Conclusão

Organizações que investem em rastreador de cargas tendem a possuir uma melhor reputação. Pois, isso demonstra que a companhia está preocupada com soluções inteligentes e que melhoram constantemente a eficiência dos serviços. 

Além disso, é importante frisar que, algumas seguradoras exigem a utilização do rastreador de carga nos caminhões para que haja a cobertura em determinadas apólices de seguro.

Sabendo de todos os benefícios para quem gerencia a área de logística de uma transportadora ou empresa, é fundamental não deixar a operação desamparada. Faça hoje mesmo seu seguro de carga com a Mutuus Seguros, para atuar junto com seu rastreador de carga e garantir a segurança do seu negócio e carga de forma integral.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!