Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Importação e exportação: qual é o melhor para sua empresa?

5min. leitura
Revisado em 03 nov 2022

O mercado internacional é potente no mundo inteiro. Não importa se falamos sobre exportação ou de importação, essa corrente de comércio movimenta valores gigantescos mundialmente e ambos são engrenagens fundamentais para a economia de, praticamente, qualquer país.

Para que você tenha uma ideia, apenas o Brasil exportou, em todo o ano de 2021, para mais de 280,6 bilhões de dólares. Os números das importações para o Brasil também são gigantes: mais de 219,4 bilhões de dólares apenas em 2021.

Ou seja, as compras e vendas internacionais envolvendo o Brasil geraram uma corrente de comércio de 500 bilhões de dólares em 2021.

E não paramos por aí: a balança entre importações e exportações resultou em superávit de 61,2 bilhões de dólares. Isso quer dizer que o Brasil ficou com a conta positiva, vendendo mais do que comprando e, consequentemente, ganhando mais dinheiro em vendas para outros países do que gastando, em compras internacionais.

Mas a pergunta é:

Você entende, exatamente, qual é a diferença entre importação e exportação?

E mais:

Qual das duas é mais rentável para sua empresa?

Vamos ver qual delas é que vai render mais dinheiro no seu bolso:

O que é importação?

Importação e exportação: Qual é a diferença? Como funcionam?

Se pensarmos no Brasil como uma empresa, a importação seria o equivalente ao setor de compras. Importação é isso: é compra de produtos de fora do país.

Podemos dizer, então, que a importação é a entrada de produtos e serviços no Brasil, vindos de outros países.

No setor de compras de uma empresa, os produtos comprados entram e, consequentemente, o dinheiro sai. Em um país, funciona da mesma forma.

Existem vários motivos para um país comprar bens e serviços de outros países.

Um dos principais motivos, é a necessidade de suprir a falta de determinada matéria prima ou produto acabado. Um exemplo recente foi a importação de vacinas contra a Covid-19. Se o país não consegue produzir em quantidade suficiente para suprir a necessidade interna, é preciso importar.

Essa escassez interna pode ser ocasionada por vários motivo, como:

  • Falta de mão de obra para produzir determinado produto dentro do país;
  • Mão de obra existente em quantidade, porém é desqualificada;
  • Recursos nacionais obsoletos, gerando a necessidade de buscar novas tecnologias em outros países;
  • Recursos nacionais caros, e é financeiramente mais viável comprar produtos de fora do país.

A questão é que nenhum país consegue produzir tudo que é consumido internamente. Se a gente for pensar em tudo que um país consome, conseguimos ter uma dimensão de como é difícil produzir tudo:

  • commodities;
  • alimentação industrializada focada em humanos;
  • alimentação animal;
  • roupas;
  • peças para veículos;
  • madeira;
  • móveis.

Isso só para citar alguns poucos exemplos.

Top 5 países de quem o Brasil mais importa

  1. China – 47,6 bilhões de dólares;
  2. Estados Unidos – 39,3 bilhões de dólares;
  3. Argentina – 11,9 bilhões de dólares;
  4. Alemanha – 11,3 bilhões de dólares;
  5. Índia – 6,7 bilhões de dólares.

Dados de 2021.

O que é exportação?

Se o Brasil fosse uma empresa, podemos entender a exportação como a venda de tudo o que aquela empresa produz. Exportação é a venda do que é produzido dentro do Brasil.

Se a importação é a entrada de produtos e a saída de dinheiro, a exportação é o contrário: é a saída de produtos e a entrada de dinheiro.

É por isso que um país fica com saldo positivo (superávit), quando exporta mais do que importa.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Mas também existem outras modalidades de exportação. Por exemplo, quando um produto é doado para outro país, sua saída do Brasil também é entendida como exportação. Da mesma forma, quando uma amostra de produto é enviada para outro país.

Então a exportação pode ser uma venda mediante pagamento e também pode ser em forma de doação ou amostra.

São várias as razões que levam uma empresa brasileira a exportar seus produtos para outros países:

  • Interesse em entrar em novos mercados, expandir e internacionalizar a marca e os produtos;
  • Oportunidade de atender uma demanda que existe no exterior, mas que não existe dentro do país;
  • Necessidade de vender o estoque excedente, que não tem mais saída no país;
  • Driblar a sazonalidade, como é o caso de indústrias com pico de vendas no Brasil em uma determinada estação do ano, e podem continuar vendendo muito fora do país nas outras estações;
  • Interesse em trabalhar com países que paguem em moedas fortes, como dólar e euro;
  • Fortalecer o mercado interno, uma vez que empresas exportadoras ganham um status extra dentro do país e passam, consequentemente, a vender mais dentro do Brasil também.

Top 5 países para onde o Brasil mais exporta

  1. China – 87,7 bilhões de dólares;
  2. Estados Unidos – 31,1 bilhões de dólares;
  3. Argentina – 11,8 bilhões de dólares;
  4. Países Baixos (Holanda) – 9,3 bilhões de dólares;
  5. Chile – 6,7 bilhões de dólares.

Dados de 2021.

E agora:

Importar ou exportar: qual é o melhor?

A verdade é que essa resposta não existe. Depende muito da realidade de cada empresa. Quais são as maiores necessidades da sua empresa?

Falta matéria-prima nacional? Ou, ainda que não falte, é possível importar matéria-prima mais barata de algum outro país, possibilitando que você tenha um preço mais competitivo ou mesmo, mais lucro?

Toda sua produção é vendida com facilidade dentro do Brasil? Você ainda tem capacidade produtiva ociosa? Outros países pagariam mais pelo seu produto?

Se você é varejista, é possível encontrar produtos melhores ou com mais diferenciais fora do país?

Essas e muitas outras perguntas precisam ser respondidas para que você descubra o que vale mais a pena: importar ou exportar? Ou ambos?

Qual a importância da importação e exportação?

Importação e exportação: Qual é a importância?

Comprar mercadorias que não existem no país, ou que sejam obsoletas ou excessivamente caras no país é fundamental para que as empresas mantenham um diferencial competitivo.

Além da importância econômica, do ponto de vista privado e também público, é fundamental que as pessoas tenham acesso a produtos, serviços e tecnologias não disponibilizados nacionalmente.

Por outro lado, existem muitas mercadorias que um país produz em grande volume, muito maior do que o consumo interno. A possibilidade de ofertar esses produtos em outros países, onde esse mesmo produto seja escasso, é essencial.

Principais órgãos envolvidos no processo de importação e exportação

Em âmbito mundial, foram criadas organizações responsáveis por respaldar o sistema de comércio, além de definir regras a serem seguidas por todos os países:

  • Fundo Monetário Internacional (FMI): foi criado em 1994 pelo acordo de Bretton Woods e tem a função de garantir a estabilidade financeira mundial, ajudando países em crise econômica por meio de empréstimos.
  • Organização Mundial do Comércio (OMC): em 1948 foi criado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), para fomentar o crescimento da economia mundial, principalmente por meio de  acordo entre os países, focando na redução das barreiras comerciais.

Além disso, existem os órgãos brasileiros que tem o objetivo de proteger, monitorar, controlar e auxiliar em questões aduaneiras e de comércio internacional.

  • Ministério das Relações Exteriores (MRE), mais conhecido como Itamaraty: órgão que auxilia a presidência a formular e direcionar a política exterior nacional, assegurando sua execução correta e mantendo uma boa relação diplomática com os governos dos países estrangeiros.
  • Receita Federal do Brasil (RFB): responsável pela administração de tributos federais, inclusive os relativos ao comércio exterior. A Receita Federal regula tudo que tenha relação com o comércio internacional – tanto exportação, quanto importação.

Conclusão

Tanto a importação, quanto a exportação têm um papel fundamental na economia.

É importante para a economia mundial, na medida que o comércio internacional funciona para manter o equilíbrio entre oferta e demanda mundial.

Mas também é importante para a economia e os diferenciais competitivos das empresas privadas, que podem tirar proveito dos benefícios oferecidos pelos governos para as que compram e vendem externamente como, por exemplo, os acordos comerciais entre países ou blocos econômicos.

E, por fim, é importante e proveitoso para nós, consumidores finais, que temos acesso a produtos diferenciados, variedade e novas tecnologias.

A possibilidade de comércio internacional fomenta o desenvolvimento interno dos países, que trabalham e se qualificam para alcançarem os níveis de qualidade internacionais.

Importação e exportação são fundamentais. Por isso mesmo, não é possível definir, de um modo geral, qual das duas vale mais a pena no âmbito empresarial. As duas modalidades podem ser rentáveis. Cada empresa precisa analisar suas particularidades e decidir: importação ou exportação?

E sua empresa? Já exporta ou já importa? Me conta aqui nos comentários.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!