Publicado em 18/01/ 2022

Como participar de licitações: saiba tudo o que precisa agora!

Entender o processo de como participar de licitações pode ser muito importante para o crescimento de uma empresa. 

As licitações costumam ser negócios lucrativos e que promovem credibilidade e reconhecimento para os ganhadores dos processos. 

Por isso, muitas empresas, quando alcançam um certo nível de crescimento e estabilidade, começam a considerar participar de processos licitatórios

No entanto, pode ser difícil compreender como participar desses processos, uma vez que eles exigem muita atenção, onde qualquer erro pode acabar com as chances de sucesso. 

Por isso, para que a sua empresa não corra riscos e não erre em nada, produzimos esse guia direto e preciso que você pode conferir agora!

Como encontrar licitações?

Para encontrar licitações existem essencialmente dois caminhos, o mais comprido e demorado e o mais simples e rápido. 

Com certeza você deseja saber o que é simples e rápido, afinal, tempo é dinheiro, mas o ponto negativo desta opção é que ela não é gratuita. 

No entanto, a maior parte das pessoas que trabalham em licitações acreditam que o investimento para ter acesso a essa maneira vale a pena. 

Afinal, quais são as maneiras possíveis?

A primeira forma de encontrar licitações é buscando ativamente por editais em aberto em sites diversos de órgãos públicos, como prefeituras e poder executivo dos estados. 

Já o outro processo se torna mais simples, é a que sites especializados realizam essa busca por você constantemente, podendo enviar novos avisos de processos abertos. 

Em troca dessas informações, essas plataformas cobram um valor de assinatura que, sem dúvidas, se paga a longo prazo. 

Como participar de licitações?

como-participar-de-licitacoes

Para participar de licitações é necessário cumprir alguns pré-requisitos de documentação e demonstrativos fiscais.

No entanto, o primeiro passo, após encontrar um processo que esteja aberto e seja de interesse da empresa, é ler cuidadosamente o edital. 

O edital irá oferecer informações essenciais para a continuidade do processo, como:

  • Dia e horário da licitação;
  • Endereço e meio pelo qual será realizada a licitação;
  • Prazos contratuais;
  • Penalidade por atraso da obra ou prêmio por antecipação;
  • Critérios de medição, pagamento e reajuste;
  • Regime de preços;
  • Limitação de horários de trabalho;
  • Critérios de participação na licitação;
  • Habilitação técnica requerida;
  • Documentação requerida;
  • Seguros necessários;
  • Facilidades disponibilizadas pelo contratante.

Diante dessas informações, é preciso estudá-las com cuidado e dar o passo seguinte para participar de licitações, que é separar os documentos. 

Esses documentos possuem a finalidade de assegurar aos órgãos do governo de que a situação da empresa está em dia. Eles tratam de pontos como:

  • Habilitação jurídica;
  • Qualificação técnica;
  • Qualificação econômico-financeira;
  • Regularidade fiscal.

Assim, haverá provas de que a empresa possui estabilidade e condições de assumir o projeto, caso ganhe a solicitação. 

Depois dessas fases de entrada ao processo de licitação, é a hora prática, quando acontecem os lances, que podem acontecer por pregão eletrônico, concorrência ou diálogo competitivo.

Para a contratação de bens e serviços, o mais comum é a forma de pregão eletrônico, que garante transparência e imparcialidade no processo. 

Agora, é só dar os lances, sempre consciente de até onde pode abaixar o preço e ainda assim gerar lucros.

Como participar de licitações de prefeituras?

Uma das maneiras de participar de licitações de prefeituras é estar constantemente atento aos sites e comunicados oficiais dos municípios de interesse para saber da abertura de algum edital. 

No entanto, uma forma mais fácil é utilizar uma ferramenta que aglutina todas essas informações em um só local e onde ainda é possível filtrar os resultados de acordo com a conveniência.

Exemplos desse tipo de plataforma são:

Essas plataformas reúnem licitações de diversas prefeituras, secretarias e outras entidades e são atualizadas frequentemente. 

Como participar de licitações do governo?

Mais uma vez, uma das maneiras de participar de licitações do governo, seja em âmbito estadual ou federal, é por meio dos canais de comunicação oficiais. 

No que diz respeito ao governo federal, é preciso acompanhar os principais portais, especialmente os canais de imprensa e as páginas das secretarias.

O mesmo deve ser realizado na dimensão das licitações estaduais. É necessário acompanhar as comunicações do estado de interesse. 

No entanto, também existem ferramentas que tornam o processo de encontrar editais de licitação abertos mais fácil. 

Além das opções que já citamos anteriormente, um portal muito utilizado, principalmente para licitações do governo é o ComprasNet.

Como se cadastrar para participar de licitações?

como-se-cadastrar-para-participar-de-licitacoes

Para se cadastrar para participar de licitações, a primeira e mais importante exigência é ter um CNPJ registrado e regularizado. 

Depois, como mencionamos, é preciso demonstrar a estabilidade e credibilidade jurídica, financeira e fiscal da empresa.

Por isso, é necessário que todos os livros contábeis e processos jurídicos estejam em ordem para serem anexados caso necessário. 

É preciso também ter uma situação financeira mínima, que inclui reservas e ativos da empresa, para demonstrar que ela é de fato capaz de assumir a responsabilidade do projeto. 

Se a empresa já tiver preparado esses pontos, o que falta é se cadastrar nos portais de pregões, como o ComprasNet

Para fazer isso, é só entrar no site e seguir as instruções, fornecendo as informações da empresa que forem solicitadas em cada etapa.

A partir daí será possível consultar novos editais e participar daqueles que forem de maior interesse. 

Apenas lembre-se de se preparar bem e não deixar nenhum documento ou informação fora de lugar, uma vez que isso pode acarretar em penalidades. 

Agora, é só utilizar a melhor estratégia para dar o lance vencedor.

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Quando se fala em gestão de uma empresa é necessário pensar o negócio sob diferentes perspectivas. O objetivo é ter lucros, mas como lidar, por exemplo, com situações que envolvam lucros cessantes?  Muitos gestores deixam de lado essa análise, o que pode comprometer a empresa justamente em um momento de necessidade. Se você é...

O seguro patrimonial da Porto Seguro é uma das alternativas mais conhecidas do mercado, por trazer credibilidade e possibilidade de segurança aos negócios. Por meio desta apólice, a empresa segurada tem seu patrimônio humano e físico protegido contra possíveis danos ou prejuízos financeiros. Além da cobertura básica, é possível contar com outras cláusulas adicionais...

O seguro patrimonial empresarial é uma modalidade que visa oferecer segurança contra diversos tipos de imprevisto no negócio.  Ele pode ser cotado por qualquer segmento corporativo, independente do seu porte, visto que possui um custo-benefício interessante, considerando todas as vantagens.  No entanto, antes da contratação, é importante conhecer um pouco mais sobre as coberturas...

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​