Você já ouviu falar em seguro para automóveis e como funciona?
Quase 600 milhões de automóveis estão registrados no Brasil, de acordo com o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com uma frota crescente e a dependência cada vez maior de veículos para trabalho e mobilidade na vida das pessoas, a segurança também se torna uma questão.
Afinal, como garantir a tranquilidade de saber que, se algo acontecer com seu veículo, você não estará sozinho para arcar com os prejuízos financeiros?
Nesse cenário, um seguro para automóveis é ideal para blindar o dia a dia do motorista e das pessoas envolvidas em situações como furto e roubo do automóvel e acidentes pessoais de passageiros.
Quer saber mais?
A seguir, abordamos tudo sobre seguro de automóveis.
Vamos lá?
O que é o seguro para automóveis?
Seguro para automóveis é toda apólice que cobre riscos do próprio veículo ou outras situações que causem danos materiais, pessoais e financeiros ao segurado.
Na prática, ele protege contra as consequências de imprevistos como colisão, roubo, furto, danos a terceiros, eventos naturais, entre outros.
O modelo mais conhecido desse seguro é a apólice básica, que oferece proteção ao segurado contra eventos como colisão, incêndio, roubo e furto do veículo.
Mas nem todo mundo sabe que essa proteção pode ir além e cobrir, por exemplo, acidentes pessoais de passageiros, ou oferecer até mesmo assistências como socorro mecânico, serviço de chaveiro e substituição de pneus.
A vantagem aqui é a personalização: afinal, cada condutor precisa de proteção alinhada ao uso do automóvel – sem que, ao mesmo tempo, isso pese no bolso.
É por esse motivo que o seguro para automóveis se classifica em diferentes categorias, conforme você verá a seguir.
Veja também: Seguro de veículos: entenda como funciona e quais os principais tipos.
Quais os tipos de seguro para automóveis?
O seguro de automóveis se divide, basicamente, em três classes principais: compreensivo, responsabilidade civil (RC) e acidentes pessoais de passageiros.
A seguir, entenda para quem são indicados e quando valem a pena.
Seguro auto compreensivo
É a cobertura mais completa do seguro para automóveis e contempla riscos como roubo, furto, colisão, incêndio e fenômenos naturais.
Como o seguro compreensivo engloba uma série de riscos em uma só apólice, é indicado principalmente para veículos novos, financiados e de alto valor de mercado. E, por esse mesmo motivo, as taxas costumam ser reduzidas em comparação com outras modalidades.
Outra vantagem é que, além das coberturas, algumas seguradoras ainda oferecem assistência 24h, carro reserva e guincho para maior comodidade do segurado.
Seguro RC condutor
É uma proteção contra danos causados a terceiros, como indenizações elevadas por prejuízos materiais e corporais.
O seguro RC condutor é indicado para qualquer motorista, independentemente do veículo que conduz. Afinal, o prejuízo nem sempre está no próprio carro – pode envolver um passageiro, um pedestre ou outro veículo envolvido no acidente.
Por isso, é uma forma de proteger o condutor de possíveis consequências judiciais e financeiras resultantes de danos a outras pessoas.
Seguro acidentes pessoais de passageiros
É uma proteção específica para indenizar por morte e invalidez o ocupante que tenha sido vítima de um acidente provocado pelo segurado ou condutor do automóvel.
Essa proteção é destinada tanto para pessoas como empresas, ideal para quem transporta a própria família, equipes ou passageiros em veículos de transporte.
Quem pode fazer o seguro para automóveis?
Tanto pessoas físicas como empresas – desde que sigam alguns critérios básicos, como ter CNH válida, propriedade do veículo e histórico do condutor – podem fazer o seguro para automóvel com uma seguradora.
Seguros para automóveis pessoa física
Aqui, o segurado é o dono do veículo e usa o automóvel para transportar familiares, amigos e colegas de forma particular. Com essa proteção, o segurado pode conduzir o veículo com a certeza de que, se algo ruim ocorrer com o veículo ou com os passageiros, poderá contar com a proteção financeira para minimizar danos e prejuízos
Seguros para automóveis pessoa jurídica
Esse modelo de proteção se destina a empresas com frota de venda, logística e outras operações, além de companhias de transporte de passageiros. Do ponto de vista da empresa, contar com o seguro é uma medida de proteção para a operação e garante maior previsibilidade financeira diante de imprevistos.
Como funciona o seguro para automóveis?
O seguro para automóveis, independentemente da categoria, segue basicamente o seguinte processo de contratação: cotação, avaliação de risco, proposta e apólice.
- Cotação – o segurado (seja pessoa física ou empresa) entra em contato com a corretora e fornece dados pessoais ou da empresa, histórico de direção, localização, entre outros, para que a companhia de seguros analise o risco e calcule o prêmio.
- Avaliação de risco – a seguradora analisa os dados e informações fornecidas pelo segurado para entender o nível de risco da contratação.
- Proposta – com base na análise, a seguradora apresenta as condições do seguro, incluindo coberturas, valor do prêmio, franquia, limites de indenização e regras da apólice.
- Apólice – após a aceitação da proposta e pagamento inicial, a apólice é emitida e o contrato de seguro é formalizado, com todas as coberturas e condições válidas.
Com a apólice em mãos, o seguro está ativo e o segurado já está protegido.
Sendo assim, caso o segurado sofra algum dos sinistros (evento previsto no contrato), pode recorrer à seguradora para reaver os danos e/ou prejuízos.
Em alguns casos, é exigido o pagamento da franquia, que é um valor parcial pago pelo segurado para que a cobertura seja paga pela seguradora. Esse custo é sempre definido previamente e está descrito no contrato de seguro.
Agora que você já sabe como funciona o seguro para automóveis, que tal conferir as proteções que esse produto oferece?
O que cobre o seguro para automóveis?
As coberturas do seguro para automóveis variam conforme o tipo de seguro contratado. Abaixo, reunimos as principais:
Coberturas do seguro auto compreensivo
O seguro auto compreensivo, a opção mais completa, abrange riscos como:
- Colisão (batida);
- Roubo e furto;
- Danos por incêndio;
- Eventos da natureza (granizo, enchente);
- Assistência 24h;
- Carro reserva;
- Guincho;
- Danos a vidros, faróis, lanternas.
Coberturas do seguro RC condutor
O seguro RC condutor protege contra danos a terceiros, incluindo:
- Danos a veículos de terceiros;
- Danos corporais a terceiros;
- Custos de assistência jurídica.
Coberturas do seguro acidentes pessoais de passageiros
A proteção para ocupantes de veículos, conhecida também como seguro APP, contempla coberturas como:
- Indenização por morte acidental;
- Invalidez permanente;
- Possível assistência médica emergencial.
O que o seguro para automóveis não cobre?
Tão importante quanto conhecer as coberturas é saber quais riscos estão excluídos do seguro para automóveis.
Essas exclusões visam proteger tanto o segurado como a seguradora de fraudes e garantem o pleno funcionamento da proteção.
E, assim, você sabe exatamente o que esperar desse produto.
- Danos ligados a guerras, conflitos armados, rebeliões ou atos militares;
- Prejuízos por confisco, apreensão ou destruição do veículo por autoridades;
- Danos resultantes de tumultos, motins, greves ou perturbações da ordem pública;
- Eventos envolvendo radiação, contaminação radioativa ou acidentes nucleares;
- Acidentes durante corridas, “rachas”, competições ou apostas de velocidade;
- Danos intencionais causados pelo próprio condutor;
- Uso irregular do veículo em atividades não informadas à seguradora;
- Condução por motorista sem CNH válida;
- Acessórios instalados e não declarados na apólice;
- Transporte de carga ou passageiros com finalidade comercial sem cobertura específica.
Vale destacar que outros tipos de exclusões podem estar condicionadas ao tipo de seguro para automóvel que você contratou.
Por exemplo, ao contratar uma apólice mais básica, o segurado não terá direito às mesmas coberturas oferecidas no seguro auto compreensivo.
Quais as vantagens de fazer seguro para automóveis?
Infelizmente, ainda existe a ideia de que seguro é “dinheiro gasto à toa”, uma despesa desnecessária, que não compensa.
Na prática, essa visão muda rapidamente quando ocorre um acidente ou imprevisto, e o condutor precisa arcar sozinho com todos os danos e prejuízos.
Para entender por que o seguro vale a pena, confira as principais vantagens:
Redução do prejuízo financeiro
Ninguém está preparado para lidar com gastos elevados com reparos, danos a terceiros e roubo do veículo, certo? É por isso que o seguro é tão importante: proteger seu bem e seu bolso diante de imprevistos que fogem do seu controle.
Assistência 24h
Algumas modalidades do seguro oferecem apoio rápido em situações como pane, guincho, perda de chave e acidentes – uma comodidade e tanta para reduzir os transtornos quando você mais precisar.
Tranquilidade no dia a dia
Quem viaja muito sabe o quanto é preocupante não ter proteção em caso de acidente, falha mecânica ou imprevisto na estrada. Com o seguro, o motorista dirige com segurança, com suporte financeiro e operacional garantido – seja longe ou perto de casa.
Proteção contra danos a terceiros
Se os danos ao seu veículo não preocupam você, vale olhar para o outro lado da moeda. Afinal, o prejuízo mais delicado pode estar fora do seu carro: uma pessoa, um pedestre ou passageiro. Dessa maneira, com o seguro, você tem proteção financeira e jurídica para não lidar sozinho com o custo de indenização alta.
Proteção da sua operação (B2B)
Por mais cuidadosos que sejam os motoristas, manter frotas e ativos rodando sempre envolve riscos. Sendo assim, o seguro é um importante mecanismo de gestão para minimizar prejuízos em incidentes.
Resiliência diante de crises e imprevistos
Roubo, danos e acidentes podem gerar efeitos tanto imediatos como de longo prazo. Desse modo, o seguro reduz o impacto imediato do problema e acelera a recuperação financeira e emocional do segurado.
Quem exige o seguro para automóveis?
O seguro automóveis não é obrigatório no Brasil, mas pode ser recomendado por instituições financeiras (veículo financiado) e adotado como regra por empresas com frota própria.
De forma geral, é indicado para quem não quer depender da sorte.
Mas é uma proteção especialmente relevante em grandes centros urbanos, para novos motoristas e, principalmente, para veículos de maior valor.
Em viagens internacionais para países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), o Seguro Carta Verde é obrigatório – seguro de Responsabilidade Civil exigido para veículos brasileiros em território estrangeiro.
Qual o valor do seguro para automóveis?
O preço do seguro automotivo é definido a partir de uma análise de risco feita pela seguradora, que inclui fatores como:
- modelo e ano do veículo;
- região onde o automóvel circula;
- perfil e idade do condutor;
- uso do veículo (pessoal, comercial, aplicativo etc.);
- histórico do motorista;
- histórico de sinistros do veículo;
- outros critérios internos da seguradora.
Por isso, não existe um valor único para o seguro: ele varia de acordo com todas essas variáveis. No caso de empresas que contratam a proteção para vários veículos (como frotas), o custo por unidade tende a ser menor.
Mas tudo depende do risco a ser assumido pela seguradora.
Quais seguradoras fazem seguro para automóveis?
Entre as principais seguradoras que oferecem seguro de automóveis, destacam-se:
- Porto Seguro;
- Bradesco Seguros;
- Zurich Seguros;
- MAPFRE Brasil;
- Tokio Marine;
- Allianz Brasil;
- Itaú Seguros;
- HDI Seguros;
- Suhai Seguradora;
- Entre outras.
Por que escolher a Mutuus como corretora?
Se você busca seguros para o automóvel da sua empresa, contratar com a Mutuus significa ter proteção completa para a sua operação com as melhores seguradoras do mercado, além de:
- Consultoria especializada;
- Cotação com várias seguradoras;
- Sistema para gestão de apólices e sinistros;
- Condições especiais para frotas de veículos.
Fale conosco hoje mesmo, sem compromisso.
O que é necessário para fazer seguro para automóveis?
Os dados e documentos necessários variam conforme a seguradora e os tipos de coberturas solicitadas, mas em geral incluem:
- CNH do condutor;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
- Dados do veículo;
- Histórico de uso do veículo.
Em alguns casos, a seguradora pode solicitar uma vistoria para analisar o estado geral, danos pré-existentes e verificar as condições do veículo.
O processo de vistoria pode ser online ou presencial – a critério da seguradora.
Como acionar o seguro para automóveis em caso de sinistro?
Caso aconteça um evento coberto pelo seguro, o primeiro passo é registrar o boletim de ocorrência (em caso de furto, roubo ou acidente) e informar o ocorrido imediatamente à corretora ou seguradora.
Após o contato inicial, é necessário enviar a documentação e as informações solicitadas pela seguradora. Esses dados permitem analisar o evento e validar a cobertura de acordo com as condições da apólice.
Durante o processo, o segurado deve se manter disponível para fornecer novos documentos ou esclarecimentos, caso sejam solicitados.
Por fim, basta aguardar o retorno da seguradora para que a indenização ou o reparo seja liberado — com prazo de até 30 dias, conforme determina a SUSEP.
Quais os documentos necessários para acionar o seguro para automóveis?
A documentação solicitada no sinistro do seguro para automóveis varia conforme a natureza da cobertura.
Contudo, em geral, são necessários:
- CNH;
- CRLV;
- Boletim de ocorrência (dependendo do caso);
- Fotos do veículo;
- Dados bancários para reembolso;
- Relato do sinistro.
Como contratar seguro para automóveis?
O primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de seguros.
A corretora faz a ponte entre você e as seguradoras, identifica o que você realmente precisa e recomenda a proteção ideal. Esse processo considera o perfil do motorista, tipo de uso do veículo, riscos envolvidos e custo-benefício.
No caso de um seguro particular, você também pode falar diretamente com a seguradora.
Porém, para empresas, a corretora é a escolha mais indicada.
Isso porque ela analisa sua operação, negocia condições específicas para frotas, auxilia no processo de cotação e acompanha a gestão de apólices no dia a dia.
Ao contratar com a Mutuus, sua empresa conta com o suporte de especialistas que conhecem profundamente o mercado de seguros empresariais e trabalham com as principais seguradoras do país.
Ou seja: você ganha proteção completa, com gestão contínua e a segurança de contratar a melhor solução para os seus veículos.

Ficou com alguma dúvida?