Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Mutuus Seguros: conheça a história da insurtech e como ela está revolucionando o mercado de seguros para empresas

5min. leitura
Revisado em 20 abr 2022

Em seu livro “As Seis Lições”, Ludwig von Mises fala que as más ideias precisam ser substituídas por ideias melhores, afinal, somente boas ideias podem iluminar a escuridão. A Mutuus Seguros surgiu assim: buscando transformar o segmento, sua burocracia e ineficiência a partir de tecnologia e inovação.

Mas as coisas não foram simples. Nossa trajetória até aqui foi dura, movida por muito trabalho — e por uma coleção de “nãos”.

Antes da Mutuus Seguros

Sou Andress Barão, CEO da Mutuus Seguros. Eu vim de uma família que tradicionalmente atua no setor de seguros há mais de trinta anos. Por esse motivo, pude conferir desde muito novo todas as complexidades envolvidas no segmento.

No início da carreira, depois de trabalhar na corretora familiar, tive a oportunidade de migrar para o setor financeiro. Passei quinze anos da minha vida profissional atuando em empresas como a XP Investimentos, por exemplo. Depois desse período, acabei retornando à corretora da família e observei que as dores dos clientes no mercado de seguros tinham mudado e se tornado ainda mais latentes.

Percebi que o cliente havia mudado radicalmente. Como consequência, sua jornada na compra de seguros já tinha se tornado outra. Apesar disso, o mercado de seguros parecia não ter notado isso — e ficou para trás.

Depois desse insight, enxerguei uma grande oportunidade de desenvolver soluções e, através delas, avançar com um crescimento acelerado. E assim eu fundei a Mutuus, oficialmente, em janeiro de 2018.

Afinal, quem somos nós?

A Mutuus Seguros é uma corretora digital de seguros para empresas, com atuação nacional e sede na cidade de Canoas/RS. Somos especialistas em seguro de carga, nosso principal produto, seguido pelo seguro garantia e seguro de vida em grupo.

Nosso modelo de negócios é ser, essencialmente, um agente de serviços das seguradoras — representando tanto ela como também o cliente, que nos remuneram através de um percentual sobre cada venda realizada e a partir de geração de receita.

Com o passar dos anos e com a evolução de nossas plataformas, identificamos uma grande oportunidade de gerar mais valor na operação de nossos clientes, trazendo ferramentas de gestão e eficiência para a operação de seus respectivos seguros.

Ao fazer isso, evoluímos nosso modelo de receita que, além da comissão, hoje inclui também receita originária de soluções SaaS (Software as a Service). Com esse modelo formalizado, construímos uma linha de receita adicional, alinhada à previsibilidade, fidelização e crescimento escalável.

Por onde começamos?

A jornada de contratação de um seguro normalmente é burocrática, problemática e traz uma péssima experiência para o cliente. Para resolver isso, fragmentamos o problema em algumas partes e começamos o desenho do produto pela primeira delas, com maior foco no momento da contratação do seguro. 

O processo tradicional de contratação era baseado em três etapas. O cliente precisava:

1) localizar um corretor ou contatar seu corretor de confiança;

2) preencher o complicado Questionário de Avaliação de Risco, offline e sem apoio técnico — que, na melhor das hipóteses, era enviado em um arquivo PDF editável;

3) receber uma extensa proposta com até 45 páginas, escrita em linguagem técnica e difícil de ser interpretada e comparada.

Tudo no questionário era complexo — e havia muitas letrinhas miúdas

Em resumo, tudo funcionava mais ou menos assim: imagine um corretor tradicional de seguros, com pouco ou nenhum conhecimento em seguros de nicho (carga, garantia e outros). Agora imagine um cliente com pouco tempo disponível e que precisava ter a boa vontade de entender o “segurês”.

A partir disso, o que se tinha era a apresentação de um Questionário de Avaliação de Risco raso e muito genérico. Esse questionário era analisado e precificado pelo subscritor, uma pessoa muito requisitada e ocupada dentro da companhia seguradora. 

O que acontecia? Riscos genéricos resultavam em preços genéricos. O cliente contratava um seguro que às vezes ficava distante da realidade e necessidade da sua operação. No fim, seu problema sequer era resolvido de forma imediata. E, se ele tentasse mais uma vez, o ciclo se repetiria. E de novo, e de novo…

Estávamos incomodados com esse cenário. Começamos a projetar um futuro para algo ainda inexistente. Começamos a trilhar um caminho de incríveis possibilidades. Mas o caminho era desconhecido. Não sabíamos ao certo onde ele daria.

Nós nos agarramos ao famoso “E se…?”, um recurso muito usado por escritores visionários no desenvolvimento de sociedades da ficção, onde é sempre dado um passo além. Um passo para um lugar onde as coisas se tornam possíveis.

E se nós entendermos as necessidades do cliente no mercado de seguros e construirmos as novas soluções?

Tínhamos aí o nosso primeiro grande desafio: transformar esse processo trazendo agilidade, precificação mais justa e conhecimento de produto.

Mais eficiência com a tecnologia

Temos no nosso DNA o uso da tecnologia para a resolução de problemas.

Desde que começamos, entendemos que a jornada tradicional não era escalável e, para torná-la, precisaríamos inovar o processo entre clientes, tomadores e segurados — além das seguradoras, que completam o importante elo dessa relação.

Transformadores por natureza, precisávamos resolver a relação de atritos entre os envolvidos: a baixa eficiência operacional dos corretores, os processos manuais das seguradoras e a falta de tempo dos clientes.

Traçamos uma linha de produção para toda a jornada do cliente de seguros empresariais — da cotação, gestão, até o sinistro.

E só para trazer mais um pouco de contexto sobre o Questionário de Avaliação de Risco: ele é elaborado com uma série de perguntas que ajudam a seguradora a definir o perfil da operação do segurado. Através dele, é possível avaliar o risco a ser assumido e entender seus impactos positivos e negativos.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Informações generalistas, superficiais, imprecisas ou omitidas influenciam diretamente na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio de seguro — o valor a ser pago pelo segurado.

E então, com base em nossos aprendizados, validamos certas hipóteses no mercado e transformamos esse tradicional questionário de avaliação de risco — que, nos melhores cenários, eram disponibilizados em PDF pelas corretoras.

Nosso questionário ficou mais amigável e intuitivo, especialmente na parte da linguagem. Abandonamos o “tecniquês”, muito comum nos seguros, e passamos a utilizar uma linguagem de simples entendimento para os empreendedores.

A linguagem simples e transparente se tornou a essência da comunicação da Mutuus Seguros — em todos os seus canais.

A transformação da jornada

Eis que começávamos a transformar a jornada dos nossos clientes — também começamos a ouvir os “nãos” de algumas seguradoras que pareciam não entender muito bem o nosso movimento.

Nosso foco era mostrar resultados expressivos. Era a carta que tínhamos na manga. Quando conquistamos esse lugar, viramos o jogo e algumas seguradoras começaram a enxergar nosso potencial. Elas acabaram comprando nossa briga. Conquistamos parcerias que hoje nos ajudam a construir esse futuro menos burocrático.

Nós precisávamos nos tornar implacáveis originadores de negócios. Mostrar muito volume de trabalho. Ser eficientes na conversão. Uma verdadeira máquina de vendas impulsionada pela tecnologia.

Desenvolvemos uma plataforma de contratação e gestão de seguros que busca ao máximo facilitar a relação cliente-corretora-seguradora. Por meio dela, hoje o nosso cliente preenche um formulário de cotação online em poucos minutos.

Depois de preencher, ele recebe recomendações dos melhores cenários de cobertura, analisa as diferentes cotações em uma visão comparativa e pode escolher a melhor proposta dentre as 5 apresentadas.

O preenchimento das informações é incentivado através de descontos progressivos oferecidos exclusivamente em nossa plataforma — nas principais seguradoras e sem o risco de taxas ou informações nas entrelinhas.

A compra do seguro  pode ser finalizada totalmente online — mas, se necessário, em qualquer uma das etapas, o cliente pode acionar a nossa equipe especializada no produto para discutir a natureza da operação que se busca proteger, tirar outras dúvidas e montar um seguro personalizado.

Nossas soluções passam pela experiência, que dá agilidade, transparência e confiança, e geram mais negócios. A digitalização de processos elimina etapas manuais e oferece mais integração, que resultam em maior escala. Os dados mais qualificados, por sua vez, permitem informações de qualidade, mais inteligência e maior controle de riscos, que significam economia de dinheiro.

Alguns números e crescimento da Mutuus

2018 ficou marcado por um reforço nas operações: o ingresso de Daniel Nascimento, sócio e CTO da Mutuus, que chegou na empresa no mês de novembro.

Daniel tem um background de mais de 22 anos em Tecnologia, é especialista em desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e gestão de produto. E, uma vez que o sonho foi compartilhado, as mãos foram dadas para alcançá-lo. 

Nesse primeiro ano, o grande objetivo era crescer. Nossa base ativa de clientes contava com 242 empresas e tínhamos certeza do caminho que vinha pela frente: mais trabalho e, como consequência, crescimento contínuo. A conquista de um parceiro foi muito importante para o avanço dos negócios.

E assim, em 2019, mais que triplicamos o número total de empresas atendidas, totalizando 777 PMEs. Mas não poderíamos parar por aí. Em 2020, o crescimento se tornou ainda mais expressivo: 2.208 clientes contavam com a nossa solução para suas empresas. Nosso time, até então bastante enxuto, viu seu número aumentar, com novas contratações a nível nacional.

E, cada vez mais imbatíveis, fomos capazes de construir uma base de geração de leads bastante robusta.

Até maio de 2021, contávamos com a entrada de aproximadamente 1.000 novos leads com potencial de venda todos os meses — com taxa de conversão de 26% deles. Ao longo do mesmo ano, a origem orgânica representou 68% do tráfego que tínhamos e a meta era atingirmos um total de 14.000 leads gerados.

Através de nossos canais de tração e com essa forte estratégia de aquisição de tráfego, encerramos o ano de 2021 alcançando o desafio traçado, com a conquista de 14.179 novos leads no período.

Já para 2022, a proposta não poderia ser diferente: o objetivo é seguir com o crescimento, de forma cada vez mais escalável. Nosso foco é gerar 56.000 novas oportunidades de negócios.

Ainda para 2022, temos a ambiciosa meta de manter uma base incrível de clientes e ter a marca Mutuus reconhecida pelo mercado como uma excelente empresa.

O sonho grande da Mutuus Seguros

Nós já fomos provocados muitas vezes pelas perguntas “E qual é o sonho grande?” ou “Onde a Mutuus deseja chegar?”

Sempre muito conectados aos avanços tecnológicos e abertos às inovações, somos obstinados em revolucionar a jornada de nossos clientes. Desejamos que nossos processos sejam cada vez mais refinados, automatizados e qualificados.

Sermos referência no uso da tecnologia sem esquecer do lado humano do atendimento é o que nos move. Por causa disso, antes de vender, nossos processos envolvem a criação de relacionamento pessoal com nossos clientes — ainda que seja tomando um cafezinho, pelo digital mesmo.

Esta é a marca que desejamos deixar no setor: remover todo o atrito e nos tornarmos uma one-stop-shop — um local onde as empresas possam contratar diversos tipos de seguros — sejam eles exclusivos da Mutuus ou não.


Por que não repensar o mundo e promover mudanças na forma como todas as coisas são feitas? Essa é a essência da nossa marca.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!