Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como participar de licitação pública – 6 dicas

3min. leitura
Revisado em 26 set 2023

O governo é um dos melhores compradores do Brasil.

Com 26 estados, além do distrito federal e 5.570 municípios. Cada um deles possui órgãos que realizam licitações públicas para todas as suas compras, conforme exigência legal. Gastando aproximadamente R$ 700 bilhões por ano em licitações públicas, segundo estudo recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE.

O que é licitação pública?

Simples: licitação pública é a operação utilizada pelos órgãos públicos para que os fornecedores coloquem seus produtos e serviços à disposição do governo. Em outras palavras, se você tem produtos ou serviços, pode fornecer ao governo através das licitações públicas.

E o que é melhor, a licitação pública, como o nome sugere, é um mercado aberto a empresas de todos os portes, desde as de grande porte, com serviços de alta complexidades, até bens e serviços menores, próprios para as microempresas.

Parece muito interessante. Está se perguntando como participar de licitação pública? Como conseguir vender seu produto ou serviço para órgãos públicos em todo o país através de licitação pública?

Fique atento aos editais de licitações públicas.

Deixa eu te contar como participar de licitação pública, hoje em dia está cada vez mais fácil, com ajuda de instrumentos legais que proporcionam vantagem competitiva.

# 1. Boletins informativos:

Oferecem informações preliminares sobre os processos de licitação pública abertos. São periódicos e permitem fazer o acompanhamento integral dos processos abertos no país.

Eles oferecem uma gama de publicações que vão desde os avisos de licitação pública, até homologações, retificações de editais e súmulas de contratos.

As informações são ordenadas por órgão público, data de abertura e ramo de atividade e são filtradas por palavra-chave.

seguro garantia da mutuus seguros

# 2. Softwares de licitação:

Estes softwares te ajudam como participar de licitação, agregam agilidade e economia às ações de preparação para os certames. O sistema realmente faz a diferença desde o momento de preparação para as licitações, segmentando os editais por nicho, como o da licitação pública.

Como participar de licitação: softwares de licitação

Além disso, mostram as oportunidades por área geográfica e por data de abertura dos certames.

# 3. Leia o edital:

Ele contém todas as regras da licitação pública, é importante, você vai precisar para preparar a proposta. Além disso, entender todos os pontos vai te ajudar a ter argumentos durante as sessões da licitação. Muitos participantes são eliminados antes mesmo da apresentação das propostas por concorrentes atentos a pequenos detalhes.

# 4. Prepare bem a documentação:

Este é o principal motivo da eliminação de concorrentes em licitações públicas. Então fique atento ao prazo de validade da documentação, ela não pode conter rasuras, alterações ou adulterações (obviamente). Impostos em dia e papelada organizada são pontos importantes. Mas não basta estar em dia com a burocracia. Esquecer um documento ou até mesmo uma assinatura pode deixar até mesmo o melhor concorrente fora do jogo.

# 5. Fique atento às assinaturas (ou à falta delas):

Nesses casos, a falta de assinatura invalida o documento, tornando a proposta nula. Da mesma forma, um envelope para análise técnica que deveria ser anônimo, pode ser eliminado, se tiver uma assinatura. Isso vale também para logotipos de qualquer tamanho ou uma simples marca. É bom ficar de olho no que deve e não deve ser identificado. E fazer a coisa certa. E ficar dentro da licitação pública!

# 6. Faça seus cadastros o quanto antes:

Muitas licitações públicas exigem um cadastro prévio. Não deixe para última hora para se cadastrar. Quanto mais tempo você tiver para essa fase, mais fácil será corrigir falhas que podem aparecer durante o processo. Não corra esse risco! A pontualidade é fator fundamental no vencimento de uma licitação pública.

Fácil, não é? Então fique olho e bons negócios.

Ganhou a licitação pública? Não esqueça do Seguro Garantia. Contrate as melhores seguradoras.

Mutuus. A tranquilidade de um seguro garantia bem feito!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!